14 novembro, 2011

No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, o NASF promove uma ação na Feira Livre de Parelhas

Prevenção aos problemas de saúde acessível a todos

O Núcleo de Apoio da Saúde da Família de Parelhas – NASF – levou seus profissionais na manhã de hoje, 14 de Outubro, Dia Mundial de Combate ao Diabetes, para promover uma ação na Feira Livre.

A Unidade Móvel da Secretaria Municipal de Saúde ajudou a dar suporte à estrutura de atendimento. Foram dadas orientações e exames como teste de glicemia, com resultado divulgado na hora e aferição da pressão arterial. O NASF neste dia uniu o útil ao agradável, já que o núcleo é responsável por ações preventivas e este é o mesmo objetivo da campanha mundial contra o diabetes.

Esta enfermidade é caracterizada como a incapacidade do pâncreas em produzir a quantidade de insulina necessária para o nosso corpo e, consequentemente, causa um aumento anormal do açúcar ou da glicose no sangue. Para o nível de glicose de uma pessoa ser considerado normal, ele tem que estar entre 70 e 99. Acima disso, o paciente é encaminhado para um PSF onde poderá fazer exames mais detalhados.

Quem esteve na Feira Livre e participou, elogiou a ação. O Senhor Ovídeo Clotilde de 81 anos foi conferir como anda a saúde: “Muito bom e muito bem feito. Que Deus ajude para que continue sempre assim. Se todo mundo cooperar a doença vai se afastar, nota dez”.

Aderbal Medeiros, Parelhense ausente que hoje vive em Brasília, estava visitando a feira e teve a atenção desviada pela ação do NASF: “Parabéns ao evento e a Prefeitura. Está nota mil. Fui muito bem atendido”.

E teve gente de todas as idades participando. Eliene Solange mora na vila dos pescadores e estava na feira com o seu filho Eliabe de quatro anos. Ela aproveitou e além de fazer o exame, levou seu garotinho: “Porque a gente fica preocupado em saber se a criança não está com algum problema. Se prevenir... se ele não tiver nada, melhor ainda”. O Educador Físico Medeiros Filho parabenizou a atitude de Eliene, já que ele afirma “que o correto é procurar um Médico para fazer este controle uma vez a cada ano”.

As ações de orientação e prevenção estão acontecendo em vários lugares do mundo. Em Parelhas não poderia ser diferente. Cabe a cada cidadão buscar sempre um profissional e engajar uma boa alimentação a atividade física para garantir qualidade de vida. Dia 30 de novembro, os profissionais do NASF estarão no povoado Santo Antonio da Cobra para também promover testes e orientar os moradores sobre o diabetes.


Veja Fotos: