18 novembro, 2011

Oficina Realizada em Parelhas Reuniu Pais de Alunos e Professores para Conscientizar sobre a Importância da Participação da Comunidade na Escola


A Escola Dr. Mauro Medeiros foi o local onde Professores, pais de alunos e conselheiros tutelares puderam se encontrar para participar da oficina “Mobilização Social Pela Educação: Interação Família – Escola – Comunidade”.

O evento acontece durante toda manhã e tarde dessa quinta-feira, dia 17 de outubro, contando com a presença de Sérgio Maia, representante da UNESCO.

Durante sua explanação, Sergio alertou para o uso da internet a favor da educação: “Gente, não briguem com a internet. Ela deve ser a nossa aliada. A internet não faz mal e não há porque os mais velhos terem preconceito. A internet não faz mal, o que faz mal é o mau uso da mesma”.

Um, dentre os vários objetivos do encontro, é conscientizar a sociedade para a necessidade da participação na vida escolar dos nossos estudantes. A integração entre escola e comunidade pretende fazer com que as pessoas se interessem mais em acompanhar as atividades educativas, de esporte, culturais que existem dentro da escola, de uma forma dinâmica, para que isso incentive o aluno a permanecer na instituição. Isso aumenta o desejo de aprender e diminui a evasão escolar, uma das principais preocupações do Governo hoje.

O trabalho executado pela Diocese de Caicó está divulgando a cartilha “Acompanhem a Vida Escolar dos Seus Filhos”, promovida pelo Ministério da Educação. Os desenhos do Cartunista ‘Ziraldo’ ilustram o trabalho que descreve de que forma os pais podem melhorar o desempenho dos filhos na escola, apenas dedicando mais tempo a atividades como leitura em casa e disciplinando os filhos.  

Mais de sessenta pessoas participam da oficina, que se encerra hoje as 17H00, com debates entre os participantes.