05 março, 2012

Evento Marcou o Início das Atividades do PSE em Parelhas - RN

 


O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008 pelo Governo Federal, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.

O programa chegou até Parelhas pela Prefeitura e será executado pelas secretarias municipais de Saúde e Educação, com a orientação dos membros inter-setoriais - os Secretários Kleber Diniz e Ildelita Roque.


Na manhã de hoje (05) aconteceu a abertura do evento que iniciou as atividades do PSE em Parelhas. A solenidade na Escola Municipal Inácio Miranda dos Santos reuniu os envolvidos no programa e a comunidade escolar para debater o tema “Obesidade Infantil”. Secretários, dirigentes da escola e membros dos conselhos da criança e do Adolescente e Tutelar marcaram presença.

 

De forma lúdica, os profissionais do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – explicaram que irão atuar de forma preventiva nas escolas com ações em várias áreas, como assistência social, nutrição, psicologia, educação física e fisioterapia.

As crianças formularam diversas perguntas para os membros do NASF, com relação a postura correta em sala de aula, o modo certo de usar a mochila escolar e alimentação na escola.

A Secretaria de Saúde informa que as ações nas escolas terão a participação não só do NASF, como também de profissionais dos PSFs do município.


Em seguida um grupo de teatro local fez uma apresentação envolvendo os temas vida, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. A irreverência das atrizes prendeu a atenção das crianças, que se divertiram e aprenderam sobre como se prevenir das DSTs.


O debate sobre o tema “Obesidade Infantil” ainda será levado a mais quatro outras escolas do município, com a visita dos profissionais as instituições, que acontecerão de 6 à 9 de março, com início sempre as 8H00. Veja a programação:

Terça-feira, 6 de março – na Escola Estadual Dr. Mauro Medeiros, às 8H00;
Quarta-feira, 7 de março – na Escola Estadual Maria Terceira, às 8H00;
Quinta-feira, 8 de março – na Escola Municipal Arnaldo Bezerra, às 8H00;
Sexta-feira, 9 de março – na Escola Municipal Arnaldo Arsênio, às 8H00;