08 março, 2012

PREFEITURA DE PARELHAS CONTINUA COM AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE


 


Desde a última segunda-feira (05), as escolas do município de Parelhas têm recebido a equipe do NASF e dos PSF’s, que tem trabalhado com os alunos o Programa Saúde na Escola – PSE. A meta é que os mais de 5 milhões de alunos com idade entre 5 e 19 anos que freqüentam escolas públicas em todo país passem por avaliações nutricionais até amanha (09). A atividade faz parte da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como objetivo combater a obesidade.


Estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde localizadas próximo às escolas. A Semana de Mobilização Saúde na Escola é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação e vai ocorrer todo ano. A adesão é voluntária e é uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola.


Neste ano, o tema de trabalho prioritário da Semana será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.



Em Parelhas, as Escolas Vereador Inácio Miranda dos Santos, Dr. Mauro Medeiros, Maria Terceira, Arnaldo Bezerra já receberam as equipes. Amanha será a vez da Escola Municipal Arnaldo Arsênio de Azevedo. Além destas escolas, as demais escolas do município receberá a equipe através de um cronograma que será criado pelas secretarias municipais de Educação e Saúde.