14 março, 2012

Tolerância Zero: Delegado Será Nomeado para o Município de Parelhas

O publico superou as expectativas da organização, que fez o movimento para lutar por mais efetivo, um Delegado e um Juiz para o município  

 




A assembléia especial da Câmara de Parelhas conseguiu reunir cerca de seiscentas pessoas na AABB durante a tarde de ontem (13). Compondo a mesa, estavam vinte e cinco autoridades dos poderes legislativo, executivo e judiciário do estado, além de líderes religiosos e figuras de destaque da região do Seridó.


Boa parte do público presente estava vestido de branco, com os rostos pintados ou segurando cartazes com frases de apelo. Empresários do comércio local fecharam as portas para que pudessem comparecer ao evento, junto de seus funcionários. Eles reivindicaram mais efetivo policial para o município, já que as lojas da cidade estão sendo alvo de assaltos.


Em entrevista o Prefeito de Parelhas, Professor Francisco Medeiros, falou dos objetivos dessa assembléia: “Estamos aqui para resolver problemas como o da Polícia Civil, porque um delegado para dose municípios é humanamente impossível. É preciso resolver a questão do aparelhamento dessa delegacia civil. O Centro de Detenção precisa de melhorias, uma vez que ele é clandestino. E um Juiz Titular para Parelhas, para que os processos não fiquem mais encalhados”.




Foram quase três horas de debates, até que o publico pudesse fazer suas perguntas para as autoridades. Joelma de Sousa, radialista da Rural AM, pediu agilidade: “Nós não estamos aqui hoje para saber quem é o culpado pelo quê! Queremos saber o que os senhores estão dispostos a fazer para mudar a situação do município! Queremos uma resposta!”.

Em seguida representantes de Aldair Rocha, Secretário de Segurança do RN, acalmaram os presentes com a notícia de que a nomeação de um Delegado para o município estava prestes a ser assinada pela Governadora Rosalba Ciarlini.


Representantes dos 824 concursados da Polícia Militar, que há um ano estão aguardando o curso de formação para poderem se tornar parte do efetivo do estado estiveram presentes. Eles vieram de outras cidades e também da capital para participar da mobilização. Os concursados apoiaram o Movimento Tolerância Zero desde o início através das redes sociais. Eles também distribuíram panfletos com o intuito de sensibilizar os presentes: “Até quando o governo do RN vai ser negligente, fechar os olhos para o caos que se instalou em nosso estado?”.

 
O Vereador Francisco Canindé alertou também para a falta de rigor quanto aos crimes que estão acontecendo em Parelhas e região: “Esse município não é violento. Mas temos que reconhecer que a partir do momento que um crime acontece e o assassino é solto no dia seguinte, outros mal intencionados estão recebendo um incentivo à violência, porque sabem que nada vai acontecer contra eles”.


Apesar de todos os objetivos traçados pela comissão organizadora do TOLERÂNCIA ZERO não terem sido alcançados, como a vinda de um Juíz titular para cá, eles comemoraram a participação popular: “Eu esperava que muita gente viesse, mas não imaginava toda essa participação. A quantidade de empresas de comunicação também foi boa”, reconheceu Wanderley Filho, Diretor Presidente da TV SERIDÓ.


A Promotora Dra. Paula Ileda Medeiros parabenizou a cidade pelo ato: “Todos estão de parabéns, pois esta é a prova de que movimentos sociais alcançam muito mais resultados que ações judiciais”.


O dia de protestos foi encerrado na Praça Arnaldo Bezerra, no centro da cidade, onde artistas locais como Deto, Meciano Melo, Adonis Antônio e tantos outros fizeram uma grande apresentação musical, com um repertório de canções que pediram paz. O Teatro do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - também fez parte do encerramento através da peça O GRITO DE LIBERDADE, que contou sobre a vida de uma família abalada pelas drogas, falta de amor e diálogo.

Rafaela Gomes
Jornalista