23 março, 2012

Prefeitura e Parceiros Realizam Dia de Campo do Projeto Balde Cheio


 


Na Unidade Demonstrativa visitada a produção já chegou a aumentar mais de 500 Litros em sete meses


Sítio Cobra, Povoado Santo Antônio, em Parelhas
Na manhã de ontem, 22, produtores de leite de Parelhas compareceram ao Dia de Campo do Projeto Balde Cheio, que foi realizado no Sítio Cobra, no Povoado Santo Antônio. O evento teve a pretensão de apresentar os dados conquistados em sete meses de assistência do programa na Unidade Demonstrativa do projeto.

Vários produtores que ainda não recebem essa assistência compareceram e demonstraram interesse pelos avanços que o projeto vem trazendo aos beneficiários atuais. A Secretária de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais comentou o Dia de Campo: “Essa visita faz parte do trabalho que nos estamos desenvolvendo no Projeto Balde Cheio e aqui hoje temos a companhia de parceiros importantes, como SEBRAE, Banco do Nordeste, junto com a Prefeitura para que nós, mesmo estando na região semi-árida do nordeste, possamos usar tecnologias que venham melhorar a produção”.

Anderson Ricardo é o proprietário do Sítio Cobra e durante o evento, comentou que já participou de outros programas sem sucesso, mas que agora pôde constatar a eficácia do Balde Cheio: “Antes os programas do governo falavam em ‘combate a seca’ e nós sabemos que a seca é uma consequencia da natureza e que não há como fazer algo desse tipo. Agora, programas de adaptação a seca, esses sim podem mudar a vida das pessoas, assim como o Balde Cheio está mudando a nossa realidade”.







Na foto abaixo você pode acompanhar o avanço da produção nos últimos sete meses:



O encontro que aconteceu ao ar livre contou com a presença de representantes do SEBRAE, Banco do Nordeste, Técnicos do Balde Cheio e gestores municipais.

Francisco Medeiros, Prefeito Municipal, acredita no potencial dos produtores locais: “A Associação dos Produtores de Leite faz um trabalho importante na nossa região. Sem a conscientização, reuniões promovidas e união da classe, não há possibilidade de crescimento. Tem que haver participação”.

Os presentes puderam entender como funciona a produção de leite, o plantio de alimento para as vacas e como é feito o detalhamento do período de reprodução dos animais. Anderson, mais conhecido como Deton, incentivou os colegas a participar, mas adiantou: “Temos que ter uma atitude diferente. Não adianta ficar sentado esperando a chuva chegar, tem que correr atrás”.