26 março, 2012

SICOOB, Cooperativa de Crédito, Inaugura sua agência em Parelhas

Segundo o Presidente da cooperativa, Parelhas é escolhida por ser a cidade do Desenvolvimento mais pujante na região do Seridó


Mais um Banco chega a Parelhas. A inauguração realizada na noite da ultima sexta-feira, 23, reuniu empresários locais e autoridades do município, interessados em compreender como funciona o SICOOB, a cooperativa de crédito que pretende fazer com que o capital investido dos empresários permaneça em Parelhas e região. Nós entrevistamos Marcos Cruz, Presidente do SICOOB e ele nos falou das expectativas e de como uma pessoa pode se tornar um dos cooperados:

Assessoria de Comunicação da PMP - Por que a procura por Parelhas?
Empresários e autoridades compareceram na solenidade

Marcos Cruz - Primeiro eu quero dizer que essa expectativa sempre foi muito grande, de Parelhas ter uma cooperativa de crédito. Há vinte e três anos nós temos essa cooperativa em Currais Novos, só que nos últimos tempos gerou-se uma expectativa porque os comerciantes de Parelhas começaram a procurar a cooperativa de Currais Novos. Como nós já vínhamos de outras cidades, como Serro Corá e Alagoa Nova e o sistema precisa evoluir, então Parelhas é escolhida por ser a cidade de Desenvolvimento mais pujante. Essa é uma das cidades que mais se desenvolve no Seridó e esta é a nossa área de atuação. Esse foi o motivo, os comerciantes estarem também buscando esse atendimento diferenciado e mais pessoal. Nós temos tudo o que um Banco tem em termos de produtos. Hoje nós estamos inaugurando com maior prazer e com apoio total da população de Parelhas.

Marcos Cruz, de paletó escuro, se preparando para discursar

ASSECOM PMP – Como funciona o SICOOB?

Marcos Cruz – Na verdade essa é uma cooperativa de crédito onde você compra o seu capital, coloca o seu capital, e você vai ter o seu talão de cheques, vai ter a sua custódia, vai receber o seu cartão de crédito, vai ter o seu seguro, o seu consórcio. A questão do seguro é toda feita com a fiscalização do Banco Central. Então, é uma cooperativa que tem todos os serviços de um banco. Então, todo esse capital investido dos cooperados ficam na cidade e na região, diferente do que acontece em outros bancos. O capital fica em Parelhas, em Currais Novos, em Serro Corá. Em assembléia nós discutimos o que faremos com as sobras ou com as perdas. A nossa assembléia será em abril, durante a terceira semana do mês. Então o associado de Parelhas vai participar e o voto de quem tem 10, 100 ou 200 reais de capital vale o mesmo daquele empresário com 1.000.000 de capital. Isso é democratização e poder de investir no que é seu. Uma pessoa foi muito feliz quando disse ‘Meu sonho era ter um banco’ e quando você é associado da SICOOB Parelhas, você tem um Banco que é seu.

ASSECOM PMP – Boa sorte, já que as expectativas são as melhores...

Marcos Cruz - Eu quero aproveitar e agradecer ao poder público pelo apoio. Eu estive conversando com alguns vereadores e secretários e também com o Prefeito, e falavam do quanto estavam felizes em abrir essa agência, que foi um sonho não só dos que fazem parte da diretoria, como de todos que fazem parte de Parelhas.