01 março, 2012

Projovem Promove Entrega de Certificados com Homenagem aos Alunos

 

 Na ultima terça-feira, dia 28 de Fevereiro, gestores municipais, monitores e alunos integrantes do Projovem estiveram presentes na solenidade de entrega de certificados do programa, que aconteceu no Terraço as 16H00.  Cerca de 50 alunos participaram dos coletivos formados no ano de 2011, que visam melhorar a capacidade comunicativa e a inclusão digital dos adolescentes do município.

O Projovem Adolescente é um programa do Governo Federal que tem por finalidade proporcionar formação integral aos jovens, promovendo ações que elevem a qualidade da formação básica do aluno, qualificação profissional e a consciência da importância da participação do jovem na vida social da comunidade onde vive.

Sidney José de Oliveira é Coordenador do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – e está à frente do programa em Parelhas. Ele reconhece a importância do certificado como documento que vai incrementar o Curriculum Vitae desses adolescentes: “Esse é um documento emitido pelo Governo Federal, e que serve como comprovação da passagem do aluno no programa e que tem o intuito de ajudar na formação dos jovens. A visão crítica de cada aluno é trabalhada. Isso melhora a desenvoltura diante de provas. Nós tivemos vários alunos aprovados no vestibular”.

Para o Vice-Prefeito e Secretário de Assistência Social e Habitação do município, José Rogério Dantas, a participação dos alunos e o incentivo dos pais é de extrema importância para o programa: “Nós conseguimos implantar essa metodologia, que é de construção contínua, onde o jovem é atraído a participar”.

A prova do sucesso do Projovem em Parelhas está na aceitação dos garotos e garotas no mercado de trabalho, além da aprovação deles nos vestibulares das universidades públicas do estado. Jackson Victor foi aprovado no curso de Letras, e reconhece a colaboração do programa na sua formação: “Nós só percebemos o valor desse saber adquirido com o tempo. É muito importante essa passagem pelo Projovem, pois contribui com nossa educação. As drogas estão por ai e a violência também, mas nós estivemos aqui na busca pelo conhecimento e crescimento”.

Em sua fala, o Prefeito Municipal Francisco Medeiros, revelou a sua crença na formação continuada e na educação integral: “Nos meus 20 anos dedicados a carreira de professor, eu costumava sempre dizer que quando a gente consegue mudar a vida de uma pessoa para a melhor, já atingimos um grande objetivo”.

O Projovem ainda tem vagas para os coletivos do ano de 2012. Para inscrever seu filho, basta entrar em contato com o CRAS mais próximo do local onde reside.