04 março, 2012

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARELHAS E ALUNOS DO CURSO DE ZOOTECNIA DA UFRN PROSSEGUEM COM REUNIÕES NAS COMUNIDADES RURAIS


 


A quarta reunião desenvolvida por estudantes e professores do curso de Zootecnia da UFRN, junto ao homem do campo, na cidade de Parelhas, aconteceu ontem (03), na comunidade Sussuarana I, na residência de seu José de Cícero e família. Além da equipe da Universidade, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Gildete Maria participou da reunião. Os encontros fazem parte do Projeto que tem como tema: Desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão para sistemas de produção de leite e de queijo de manteiga provenientes da Agricultura Familiar do Semiárido por alunos do grupo de estudos em produção animal do RN – GEPARN.



O Coordenador Adjunto do Projeto e professor voluntário do GEPARN, Josimar Torres afirmou estar feliz em ver o projeto funcionando através de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, IFRN e Prefeitura Municipal de Parelhas, que beneficia atualmente cerca de dez produtores rurais, que recebem a cada trinta dias os cerca de vinte estudantes de Zootecnia, que permanecem nas comunidades durante um dia e meio, analisando junto aos agricultores, a qualidade do solo, da água, do leite, o controle dos rebanhos desse produtor, e com isso orienta-os para melhorar, desenvolver a pecuária do produtor para que ele tenha lucro com a atividade leiteira.


Os agricultores familiares que participam do projeto serão beneficiados através do corte da terra, da doação de raquetes de palma, além da possibilidade de ter uma atividade auxiliada para que ele possa durante um período de dois anos caminharem com as próprias pernas. Além de orientar o homem do campo no tocante ao oferecimento de uma alimentação adequada para o gado leiteiro, reduzindo os gastos com alimentação, que tem impacto direto no preço final do leite.


O Prefeito, Professor Francisco Medeiros, reconhece que são projetos dessa magnitude que tem feito a diferença na realidade econômica e social dos nossos produtores. E que a Prefeitura Municipal, tem se tornado parceira de projetos como o GEPARN, Balde Cheio, Aprisco e diversos outros voltados especialmente para o homem do campo. E com isso é perceptível o avanço e a qualidade de vida dos nossos agricultores familiares.

A próxima reunião será no dia 14 de Abril, na Fazenda de seu Antônio, produtor que participa das ações do projeto. O objetivo é que a cada mês, o encontro aconteça na residência de um dos produtores.

Momentos da reunião: