08 março, 2012

Projeto Semiárido Potiguar Irá Retomar as Atividades em Parelhas

 

Representantes estiveram em Parelhas para avaliar a situação
do projeto no município

A reunião aconteceu na manhã de ontem, no Gabinete do Prefeito

Na manhã de ontem (7) representantes do Projeto Semiárido Potiguar estiveram na Prefeitura Municipal de Parelhas para um encontro com o Prefeito Francisco Medeiros. O objetivo foi buscar apoio para a retomada das atividades na micro-bacia do Rio Cobra, que estavam paralisadas.

O projeto visa ajudar agricultores familiares com um plano que vai construir barragens subterrâneas, renques assoreadores e barramentos assoreadores com obras hidro-ambientais, com auxilio na produção de alimentos pelos agricultores da região e na recuperação da mata ciliar nos arreadores do Rio Cobra.

Francisco Medeiros acredita no objetivo do PSP: “De acordo com o que foi dito nessa reunião hoje, vemos que a retomada será em breve. A Prefeitura ajudará nas atividades. Nós começamos as articulações ainda na reunião. Os agricultores que serão beneficiados podem ficar confiantes”.

Das 42 barragens subterrâneas previstas no projeto, 39 já foram concluídas. Elas têm o objetivo de reter a água que fica armazenada no solo aluvial de riachos ou rios, aumentando a possibilidade de sucesso do plantio, incentivando a recuperação ambiental e econômica na região.

À direita, Marcelo Leal, em conversa com o
Prefeito junto aos seus companheiros
Marcelo Leal, um dos representantes do PSP e profissional que atua diretamente no programa através da SEMARH - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - adiantou: “Nós já estamos visitando as comunidades para fazer um levantamento preciso do que já foi feito e do que ainda será concluído. Esse é um projeto piloto, que vai criar unidades demonstrativas. É um modelo, que se der certo, pretendemos mostrar para todo o país”.