11 janeiro, 2012

Religiosidade e Inauguração Marcaram a Primeira Noite de Festa de São Sebastião

Festa do Padroeiro


Na tarde de ontem (10), uma multidão se formou nas proximidades da fazenda Boqueirão em Parelhas – RN para acompanhar a procissão de São Sebastião, padroeiro do município. O evento religioso marcou oficialmente o início da Festa de São Sebastião.

Muitos fiéis acompanharam o percurso para agradecer as graças que acreditam ter alcançado por causa da fé, como também para pedir bênçãos para o ano que está começando. Tradicionalmente, alguns participam da procissão de pés descalços, carregando uma imagem do santo. Aqueles que moram nas ruas por onde a imagem primitiva passa, enfeitam as janelas com flores e imagens. Quem participou, ficou emocionado.


Na igreja matriz, o Padre Emanuel e o Prefeito Municipal Francisco Medeiros fizeram as palavras de abertura e boas vindas aos turistas que já se encontram na cidade. “Esta será mais uma grande festa, construída a partir da parceria da Prefeitura com a Paróquia. Não quisemos atropelar a tradição. A festa religiosa continua até o dia 20. Atendemos ao pedido de muitos parelhenses, presentes e ausentes, que queriam a oportunidade de passar mais tempo nessa cidade que todos os anos recebe tão bem quem a visita”, falou Francisco Medeiros.



Em seguida, ao lado da igreja, foi servido o tradicional jantar de São Sebastião. Itanildo Show ficou responsável pela animação, que teve o patrocínio da Prefeitura Municipal.


Às 20H a Banda de Música 11 de Fevereiro já se posicionava a frente do Coreto da praça Arnaldo Bezerra, para que ele fosse inaugurado e entregue a população.  Já na primeira noite de festa, pode-se perceber um grande público, que aguardava ansioso por aquele momento.






Os Secretários Francisco Genidson (Pepeu), Francisco Medeiros (Medeirão), Gildete Maria, Ildelita Roque, José Rogério Dantas (Secretário e Vice-Prefeito), Humberto José, Carlos Assis e Kleber Diniz formaram o cerimonial para a inauguração. Vereadores também estiveram presentes como Canindé, Marcos, Guia e o Presidente da Câmara Ênio, além do suplente a Deputado Estadual Antônio Petronilo.

Durante a cerimônia, o Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Carlos Assis falou da importância do resgate da história do município através da reconstrução do coreto: “Esse momento é muito importante para o nosso município. Os jovens que já frequentam esse coreto, com certeza, já ouviram seus parentes contando histórias sobre a antiga praça que tivemos um dia aqui”.



Em seguida, Paulo Lúcio fez o primeiro show, inaugurando o Coreto Cultural, acompanhado pelo tecladista Sanderson.

A programação para hoje 11 de Janeiro é a seguinte:

5H – Alvorada com a Banda de Música 11 de Fevereiro

20H – Casa de Cultura – Cortejo Cultural e Noite do Cinema

21H – Encontro de Bandas de Música no Pavilhão

21H – Coreto Cultural – Mago Santana