17 janeiro, 2012

Solenidade de Entrega de Títulos de Cidadão Parelhense Homenageou Pessoas que Contribuíram para o Desenvolvimento do Município

Na noite de ontem (16) aconteceu a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Parelhense. O evento reuniu muitos homenageados na AABB. Também foi entregue a Comenda Dario de Macedo para personalidades do município.

A homenagem provoca curiosidade nas pessoas que não conhecem os critérios utilizados para que alguém receba o título. O Vereador Wellington Araújo explica: “Primeiramente e naturalmente, não ser cidadão parelhense. Ter nascido em outro município e ter vindo morar em Parelhas. Ele tem que ter no mínimo três anos de residência aqui e prestar serviços a comunidade, serviços esses que possam elevar o desenvolvimento do nosso município”.

Uma das homenageadas foi Dona Mocinha, figura ilustre de Parelhas. A senhora de 87 anos, que trabalhou desde cedo na antiga feira daqui, já foi entrevistada por vários meios de comunicação da cidade.

Relembre a história de Dona Mocinha

Nasceu em 1° de novembro de 1924, casou em 1938 e mudou-se da Paraíba para as terras Potiguares em 1939. Foram 14 filhos, destes apenas seis sobreviveram depois do parto. De coração generoso e insatisfeito por ter perdido parte dos filhos, adotou mais uma criança.

E foi acordando todos os dias às três da manhã para preparar o fogo do forno a lenha, que ela ajudou o marido, Antonio Ferreira de Souza, na criação de todos os seus filhos.

Sr. Antonio faleceu há 14 anos. Trabalhava vendendo rede na feira e ajudando a esposa no comercio. Dona Mocinha, como é conhecida, revela na entrevista, o quanto era difícil a luta no mercado antigo, logo no início da história de Parelhas: “Quando eu comecei, o mercado era um lugar pequeno e muito fraco. Parelhas era bem pequenininha. Mas, depois foi aumentando, fizeram o mercado novo e eu passei para lá. A vantagem já foi outra.”

Título de Cidadã

Outra mulher que chamou atenção por ter recebido o título foi Luziene Dias. A Primeira Dama de Parelhas é natural de Caicó, mas revela que já se sentia daqui: “Faz onze anos que eu moro em Parelhas e estou recebendo hoje a noite o Título de Cidadã, mas eu já me sentia cidadã. Hoje esta sendo oficializado. Até porque em Parelhas existe um clima muito acolhedor, e eu tenho um ciclo de amizade muito bom”.

Francisco Medeiros, Prefeito Municipal, aproveitou a oportunidade e durante o discurso parabenizou a sua esposa por ter sido reconhecida e recebido esta homenagem.

Alex Beretta, jornalista conhecido no município pelo trabalho que desenvolve na Assessoria da PMP foi mais um dos que recebeu o reconhecimento. Nascido em Santo André, no estado de São Paulo, Alex veio muito jovem para Parelhas e diz ter orgulho das raízes que possui: “Não nasci aqui mas há muito tempo desenvolvo um trabalho na minha cidade, um trabalho prestado para o povo de Parelhas. Então para mim é um reconhecimento, uma conquista. Estou emocionado e vou fazer o meu melhor no meu trabalho para a minha cidade”.  

A solenidade, organizada pela Câmara Municipal de Vereadores, conseguiu emocionar os presentes. Serviu também para mostrar o orgulho de ser da cidade: “A gente lembra dos nossos valores, de onde viemos. É muito bom ser parelhense”, completou o jornalista Alex.


Rafaela Gomes
Jornalista