24 agosto, 2011

54 MUNICÍPIOS PARTICIPAM DAS AÇÕES DO TERCEIRO DIA DO II FÓRUM REGIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE DROGAS



O terceiro dia de atividades do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas – Mesorregião do Seridó – começou cedo no Clube Acampar de Parelhas-RN.

O Fórum é um importante espaço de implementação da política pública sobre drogas e abrange 54 municípios pertencentes aos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, com o objetivo principal de que nestas discussões possam surgir indicações e encaminhamentos para uma Política Pública sobre Drogas na Mesorregião do Seridó.



A primeira palestra com o tema: A política e a legislação brasileira sobre Drogas foi ministrada pela Juíza de Direito e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Alba Paulo de Azevedo, que frisou que a DROGA, não tem nada de novo, mostrou através de números que cerca de 98% dos estados brasileiros possuem usuários de drogas, e que apenas 14,7% possuem Centros de Apoio Psicossocial – CAPS – que tratam desses usuários, isso quer dizer, que há uma deficiência no combate e prevenção da Droga.



Durante todo o dia, os participantes estão tendo a oportunidade de debater sobre diversos eixos, como também levar para seus municípios essa troca de experiência, saindo do II Fórum Regional de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião do Seridó que acontece até amanha quinta-feira dia 22 de Agosto, com uma nova visão sobre esse problema tão serio que é as Drogas.

A seguir, a programação completa das ações de hoje Quarta-Feira

7h – Abertura da Secretaria Executiva.

7h e 30min – APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Palestra I: A política e a legislação brasileira sobre Drogas – 8h às 9h.

Ministrante: Alba Paulo de Azevedo – Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especializada em Direito pela Universidade Potiguar e Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Juíza de Direito no Rio Grande do Norte e Professora.


Palestra II: Prevenção: novas formas de pensar e enfrentar o problema – 9h às 10h.

Ministrante: Dr. Deusimar Wanderley Guedes – psicólogo e advogado. Especialista em Criminologia e Psicologia Criminal – Investigativa. Agente Especial da Polícia Federal Brasileira.


Palestra III: Fé e Prevenção – 10h e 30min às 11h e 30min.

Ministrante: João Pereira Gomes Filho – Advogado, pastor evangélico, mestre em Educação pela UNIFESP-SP, Doutor em Divindade pela Faculdade Teológica Latino-Americana.


Palestra IV: Conselhos: espaço de participação e controle social. Por que e como implantar um Conselho Municipal sobre Drogas – 14h às 15h.

Ministrante: Ana Cristina Correia Ouro – Psicóloga Clinica, Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

15h e 30min às 17h e 30min

Grupos de trabalho/Eixos Temáticos.

19h e 30min

Feira de Conhecimento sobre Drogas – Exposição das Experiências

Apresentações Culturais