01 agosto, 2011

Cerca de 130 pessoas participaram da VIII Conferência Municipal de Assistência Social

A VIII Conferência Municipal de Assistência Social aconteceu na ultima sexta-feira, 29 de julho na AABB de Parelhas – RN e contou com a presença de autoridades, profissionais da área, além dos usuários dos programas que atuam através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Foram 130 pessoas inscritas que participaram durante oito horas seguidas de uma programação que este ano teve como tema os “Avanços na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a Valorização dos Trabalhadores e a Qualificação na Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios” e o lema “Consolidar o SUAS e Valorizar Seus Trabalhadores”.

Às 7H30min começou o credenciamento e logo após houve a abertura oficial onde o Prefeito Municipal, Francisco Assis de Medeiros, o Secretário Municipal de Assistência Social José Rogério Dantas e o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Paulo Hercílio Rodrigues de Andrade se pronunciaram discorrendo sobre o tema do evento, a importância deste e as ações que estão acontecendo em Parelhas.
 
Uma apresentação cultural do grupo Pau e Lata, com os garotos e garotas do PRÓ-JOVEM, animou os participantes do evento. Quem esteve lá ficou impressionado com o que viu.

Depois da aprovação do regimento interno da VIII Conferência, José Rogério Dantas pode apresentar os desafios da gestão Municipal e os resultados alcançados pela Secretaria de Assistência após a VII Conferência, que aconteceu no ano passado.

Na ocasião, o conferencista Francisco de Assis, representante do Conselho Estadual da Assistência Social, discutiu com os presentes a importância do tema trabalhado no evento deste ano, apontando dados a nível nacional, estadual e municipal, contando com vídeos que ajudaram a ilustrar o seu ponto de vista.

Ele também participou de Palestra em parceria com José Rogério Dantas, onde os presentes faziam as perguntas num debate proveitoso, que constatou os defeitos que de alguma forma prejudicaram as ações da Assistência Social em Parelhas e assim, propor soluções de forma conjunta.

Houve também a apresentação dos Subtemas:

- Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS;

- Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais;

- Fortalecimento da participação e do controle social;

- A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza do Brasil;

Cada inscrito recebeu uma pasta com o material necessário para participar da Conferência. Estas pastas eram divididas nas cores vermelho, amarelo, azul e verde. Desta forma, as pessoas que tinham as pastas em uma cor em comum, faziam parte de um mesmo grupo que era responsável por discutir um dos subtemas expostos acima, a partir de um texto chave. Cada um destes grupos tinha um coordenador, que depois de discutir, elaborava as propostas e o relatório para ser apresentado na plenária.

Na plenária final as propostas apresentadas foram aprovadas e em seguida houve a eleição dos delegados municipais para o conselho, que ficaram responsáveis por fiscalizar as ações da Secretaria Municipal, em cima dos temas abordados na VIII Conferência.