Professores da rede municipal e estadual de ensino estão participando das atividades do PROINFO - Programa Nacional de Tecnologia Educacional. O curso acontece no Laboratório de Informática da Escola Barão do Rio Branco. Trata-se de um programa com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
Todos os professores da rede pública podem participar desde que sejam efetivos. Em Parelhas a responsável pelas atividades é Jailda Oliveira Santos, funcionária da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. Ela foi escolhida para gerir as atividades do PROINFO devido a sua área de formação.
Até agora, a Secretaria Municipal de Educação, já ofertou três cursos. O primeiro foi em 2008 e teve 60 inscritos, o segundo foi em 2009 e teve 42 inscritos e agora, mais um está acontecendo, com 48 inscritos, sendo um total de 150 professores desenvolvendo habilidades e estudando formas de levar conteúdos aos seus alunos com a ajuda das novas tecnologias.
As metas do curso no município envolvem capacitação, elaboração de projetos pedagógicos envolvendo Tecnologias da Informação e Comunicação e oferecimento de suporte técnico as escolas.
O curso é oferecido pelo MEC e tem coordenação estadual, sendo executado pelo município. Os professores que estão inscritos participam de três módulos, dando um total de 180 horas de aula. O curso não se estende só aos formadores. As escolas também podem requerer cursos diferenciados para os seus alunos.