01 agosto, 2011

Controle de Zoonose do Município Inicia um Novo Trabalho


Desde o dia 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde acionou o controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Parelhas para iniciar as ações de captura de animais no Cemitério. Diversas ações como esta já estão sendo feitas desde janeiro deste ano.

A contagem feita pelo Sub-Coordenador de Epidemiologia e Controle de Doenças, Vinicius dos Santos Silva constatou a presença de trinta gatos circulando pelo Cemitério, que causavam incomodo aos visitantes e transtorno a população que mora nas proximidades do local. Somente nestes dois dias de captura foram pegos dose animais de pequeno porte.

O balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde constatou que de janeiro a julho deste ano 178 cães e 168 gatos foram retirados das ruas. Profissionais da 4° Regional de Saúde do Estado estarão em Parelhas durante esta semana para auxiliar as Secretarias Municipais nestas ações.

Vinicius dos Santos explica como o trabalho está sendo feito: “São três profissionais pelo município, sendo dois deles da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais e contamos também com mais três do estado, que dão este suporte. É uma ação conjunta. Estamos bem equipados com um canil provisório de capacidade para 40 animais, uma carrocinha com capacidade para 25 animais, gaiolas de captura de gatos são dose e os laços, além dos medicamentos que são necessários em casos mais extremos”.