10 agosto, 2011

PREFEITURA DE PARELHAS REALIZA AMANHA QUINTA-FEIRA A CAMPANHA DA SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A PARALISIA INFANTIL




Amanha quinta-feira a Prefeitura Municipal de Parelhas e Secretaria Municipal de Saúde, lança através de ação do Sistema Único de Saúde (SUS), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite 2011. Será oferecida a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil para crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. Mesmo quem já tomou a 1ª dose deve ser vacinado. 

O lançamento da campanha no município, acontecerá na Praça de Eventos José Arnaldo de Medeiros a partir das 16:45 horas. Onde será oferecido as crianças momentos de lazer com animação de palhaços e a brincadeira do pula-pula, visando assim, estimular o comparecimento de todas as crianças. 

Além da vacinação nos Postos de Saúde do Município, o PSF Boqueirão – Zona Rural II está com um cronograma da campanha de vacinação. A equipe já esteve na comunidade Barra, e no decorrer da semana estará nas comunidades: Várzea do Barro, Quintos de Baixo, Quintos do Meio, Olho d’água do boi, Sitio Cidade, Timbaúba, Boqueirão, Colonos e Sussuarana I e II.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

No sábado dia 13 – dia Nacional da 2ª dose – serão realizadas vacinas em todos os Postos de Saúde do Município das 7:30 às 17:00 horas.Todos os pais devem procurar um posto de vacinação, mais próximo de sua casa com seus filhos portando a caderneta de vacinação. Neste dia começa também a segunda etapa da vacinação contra o sarampo, que se estende até o dia 16 de setembro, para crianças de 1 ano a menores de 7 anos.

Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS em parceria com a Prefeitura Municipal de Parelhas. A vacinação se estende até o dia 16 de setembro.