16 agosto, 2011

Campanha de Vacinação contra Pólio já protegeu 73% das Crianças de Parelhas





Na ultima quinta-feira, dia 11 de agosto, a Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Só no primeiro dia de ações, mais de 300 crianças foram vacinadas.

Muitas mães levaram seus filhos para a Praça de Eventos, para que além de protegê-los contra doenças, pudessem ter um momento de lazer, com pula-pula, e piscina de bolinhas e palhaços, que alegraram as crianças. Uma prática diferenciada, que segundo o Secretário de Saúde Kleber Diniz, apenas Parelhas, na região do Seridó, promove algo do tipo.
Além da vacinação nos Postos de Saúde do Município, o PSF Boqueirão – Zona Rural II está com um cronograma da campanha de vacinação. A equipe já esteve na comunidade Barra, e no decorrer da semana estará nas comunidades: Várzea do Barro, Quintos de Baixo, Quintos do Meio, Olho d’água do boi, Sitio Cidade, Timbaúba, Boqueirão, Colonos e Sussuarana I e II. Já na Zona Rural I, a equipe do PSF vai atuar nas comunidades do Povoado Santo Antônio, Joazeiro, Cachoeira e Boa Vista.

Já na sexta-feira, dia 12, a campanha contra poliomielite, sarampo, cachumba e rubéola foi iniciada. No sábado, a Secretaria de Saúde executou o DIA “D” da vacinação, que foi o Dia Nacional da 2° Dose.  

A vacinação contra o sarampo se estenderá até o dia 16 de setembro, para crianças de 1 a menores de 7 anos. Os pais devem comparecer aos postos de vacinação, com a caderneta, para preenchimento dos dados.

O balanço feito pela Prefeitura Municipal de Parelhas, através da Secretaria Municipal de Saúde calculou que até agora 73,54% das crianças foram vacinadas contra poliomielite, e 80,96% estão protegidas contra sarampo, cachumba e rubéola.

A meta é atingir os 95%, e está bem próxima de ser alcançada, já que em poucos dias de ação, foram obtidos números consideráveis.

O Secretário de Saúde, Kleber Diniz, revelou dados e fez um apelo a população da zona rural, pela participação na campanha dizendo: “Nós estamos com um bom número de protegidos na zona rural. A ação na Praça da Rodoviária foi muito positiva. Até a sexta-feira, a gente já tinha mais de 400 crianças vacinadas. É importante salientar que a campanha não se encerra. Como na zona rural o acesso é mais difícil, a campanha será prolongada”.