08 agosto, 2011

Secretaria Municipal de Educação realiza II Conferência de Meio Ambiente na Escola


Devastação, desmatamento, poluição. Estas palavras infelizmente fazem parte do nosso cotidiano. Foram elas que estiveram em pauta na II Conferencia Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente na Escola, que aconteceu em três escolas da rede municipal entre os dias 4 e 5 de agosto. Nesta edição a Conferencia teve como tema “Educação: Elemento indispensável na Prevenção do Desperdício e Transformação da Consciência Ambiental”.

O principal foco são alunos, pais de alunos e professores, que unidos montam o debate necessário para apontar os atuais problemas envolvendo o meio ambiente e propor soluções para os mesmos. Na programação foram realizadas peças teatrais, mesas redondas e palestras.

Nesta ultima semana houve três conferências. A primeira aconteceu no dia 4 de agosto, pela manhã, na escola Dom José Delgado, a segunda aconteceu no dia 5 de agosto, pela manhã na escola Arnaldo Bezerra e a terceira, neste mesmo dia, pela tarde, na escola Arnaldo Acémio.

São diversas atividades como essa acontecendo nas escolas da rede municipal, que contam pontos para a Gincana Escolar, que acontece no próximo dia 13 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. A Gincana acontece com o intuito de estimular os alunos a cumprir tarefas que façam bem ao meio ambiente.

Uma das provas mais conhecidas é a da Garrafa Pet, onde as escolas recolhem este material em grande quantidade para ser transformado na decoração de Natal do Município. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Ildelita Roque, já foram coletadas ate o mês de julho, cerca de 8mil garrafas.

Marcio Alves é um dos membros do conselho que mobiliza ações em torno do Selo UNICEF, edição 2008/2012, e participou das três conferências articulando e organizando os eventos. Ele fez um balanço das atividades nesses dois dias, ouça a entrevista: